Pitty terá data extra de show que encerra turnê ACNXX no Espaço Unimed em São Paulo no dia 14 de abril de 2024 (domingo)
Cantora promete show especial para fechar as comemorações de 20 anos de "Admirável Chip Novo", marco na música brasileira.
O Espaço Unimed, uma das principais casas de show do Brasil, anuncia data extra do show de Pitty no dia 14 de abril de 2024 (domingo) com o encerramento da turnê ACNXX. A primeira apresentação da cantora na capital paulista ocorrerá no dia 12 de abril de 2024 (sexta-feira).
Pitty rodou o país com essa turnê, se apresentou em alguns festivais em São Paulo, mas agora faz um show especial numa noite exclusivamente dela, onde vai tocar o repertório de “Admirável Chip Novo” e outras surpresas.
A artista revelou que prepara uma apresentação histórica: “Esse ano foi muito especial pra gente, preparamos uma turnê que era para ser pequena mas acabou rodando o Brasil, sempre com shows lotados. A gente quer comemorar o fechamento desse ciclo”.
O álbum “Admirável Chip Novo” foi um marco na música brasileira por vários motivos. Um disco de rock de uma cantora e compositora baiana lançado por uma gravadora independente fez enorme sucesso em todo Brasil. Um primeiro single, um rock pesado, cantando por uma mulher com o refrão “O importante é ser você mesmo que seja estranho, mesmo que seja bizarro”. Pitty apareceu não só marcando presença, mas abrindo caminho e sendo uma referência tanto para os artistas que viriam pela frente como para o público, que encontrava uma artista falando sobre assuntos que futuramente ganhariam ainda mais importância: feminismo, respeito às diversas existências, o excesso do culto à imagem e o controle da mídia, isso antes das redes sociais.
Vinte anos depois de seu lançamento, as músicas do “Admirável Chip Novo” (Deck), produzido por Rafael Ramos, são comentadas, discutidas e extremamente atuais, talvez mais atuais do que na época. Um disco que gerou muitos hits (“Teto de Vidro”, “Admirável Chip Novo”, “Máscara”, “Equalize”, “Semana que Vem” e “Temporal”, entre outras), que terminou o ano com um Disco de Platina (250 mil cópias vendidas), o prêmio de “Revelação” no Prêmio Multishow de Música Brasileira e o clipe da faixa-título como o mais pedido da MTV. A cantora também levou para casa os dois principais prêmios do VMB 2004: "Escolha da Audiência" e "Clipe de Rock".
Por essas e outras Pitty resolveu comemorar esse aniversário de 20 anos revisitando esse álbum, não num movimento saudosista, mas entendendo seu lugar no mundo em 2023. Batizada de ACNXX, a turnê está rodando o Brasil desde março, com o disco sendo tocado na íntegra. “Não é para ser o que ele era em 2003, é para ser o que ele é agora, o que essas músicas representam hoje, com elementos novos, usando as tecnologias disponíveis, interpretando o disco hoje” – disse a cantora.
Pitty, que também assina a direção do show, será acompanhada por sua banda Martin Mendonça (guitarra), Paulo Kishimoto (baixo) e Jean Dolabella (bateria).
Além dos shows, tiveram outras ações em comemoração; a remasterização dos videoclipes do primeiro disco e os lançamentos dos álbuns “Espelhos – Versões Completas de Admirável Vídeo Novo”, com as versões completas das músicas do DVD “Admirável Video Novo” (2004), e “Admirável Chip Novo (RE)ATIVADO”, com versões de outros artistas para as canções do álbum. Em dezembro ainda foi lançado o Box ACNXX com 3 LPs e um caderno moleskine com textos de “O Boteco”, diários de Pitty escritos em seu blog em 2003/2004 e algumas páginas em branco para ainda serem preenchidas.
Nenhum comentário: