Rionegro e Solimões em mais de três décadas de moda sertaneja - Anttenados

Rionegro e Solimões em mais de três décadas de moda sertaneja

Completando 35 anos de uma linda trajetória, a dupla é sucesso absoluto em todo país emplacando diversos e marcantes clássicos da música brasileira, esbanjando irreverência, contemporaneidade e engajamento digital. 

Foto divulgação

Contrariando as piadinhas que ouvimos em todo primeiro dia do mês de abril, Rionegro e Solimões são aquela mentira que virou verdade. É nesta data (01/04), que os sertanejos completam aniversário de carreira. Chegam a essa marca de mais de 30 anos sendo uma das duplas mais respeitadas do Brasil, colecionando números extremamente satisfatórios.


A ligação deles com o 1° de abril é bem forte. Foi em 1989 que eles lançaram o primeiro LP, que levava apenas o nome da dupla. De lá pra cá, a caminhada foi seguida de sucessos e glórias, conquistadas merecidamente o respeito e admiração do público e de outros artistas do gênero, trilhando uma jornada regada com amor e dedicação.


Rionegro e Solimões é o tipo de dupla que agrada desde a criancinha que começa a descobrir as notas musicais até as pessoas que alcançam a melhor idade. Não tem uma faixa etária específica para curtir clássicos populares como “Peão Apaixonado”“Frio da Madrugada”, “A Gente Se Entrega”, “Bate o Pé”, “De São Paulo a Belém”, entre tantas outras canções que marcaram e ainda marcam a vida das pessoas. 


Quem nunca cantou uma melodia dos artistas em um karaokê que atire a primeira pedra. "Na Sola da Bota" é um desses clássicos do cancioneiro popular que está na boca do povo, de norte a sul do país. “A música foi lançada em 2003 e de lá pra cá conquistou todos. É sucesso em festa de rodeio, festa de criança e até em velório eu já ouvi tocar”, diverte-se Solimões.


Um carimbo de todo esse sucesso são os números do YouTube – entre os diversos perfis que publicaram os clipes de “Na Sola Da Bota”, a faixa ultrapassa a impressionante marca de 20 milhões de views. “O povo publica vídeo gravado ao vivo pelo celular de algum show nosso, de coreografia feita pelas criancinhas em festa infantil e até videoaula, ensinando os acordes na gaita. Esse é o maior presente que um artista pode ter. Esse reconhecimento popular não tem preço”, comemora Rionegro.

 

Mas engana-se quem pensa que Rionegro e Solimões têm apenas esses grandes hits ao longo de seus quase 35 anos de carreira. Entre coletâneas e álbuns, eles somam 19 CDs e 6 DVDs. “Ultrapassamos três décadas de estrada. O artista precisa ter a percepção do que está acontecendo na atualidade e se reinventar quando for necessário. Graças à Deus, meu parceiro e eu conseguimos ter esse olhar crítico e por isso estamos na ativa até hoje”, analisa o primeira voz.


De uns anos pra cá, os cantores também se tornaram referência na internet. Disponibilizando todos os discos nas plataformas streaming e capitaneando um canal de sucesso no YouTube, a dupla chega próximo aos 80 milhões de views em suas frentes digitais. Particularmente, quem entrou de cabeça na onda da internet foi Solimões. O sertanejo tem quase 500 mil seguidores no Instagram e não poupou esforços para conquistar novos fãs nesta plataforma. Ele é febre por lá e diversas vezes viralizou na rede ao postar fotos e vídeos irreverentes. "Virei até pauta no programa “Encontro”, com Fátima Bernardes. Lá fui entrevistado pelo professor Pasquale, que debateu comigo o idioma caipirês, falado e escrito nas minhas redes. Vê se pode?", brinca o segunda voz. 


Rionegro também é referência. Nas redes, o artista retrata seu cotidiano na fazenda, entre sua criação de cavalo e novas melodias compostas. Seu perfil atualmente conta com mais de 400 mil seguidores. E não é só. A dupla também tem seu Instagram oficial, que ultrapassa 1 milhão de seguidores, sendo retratado os bastidores dos shows e dos programas de TV, além de alguns recados exclusivos dos artistas direcionados aos fãs. 


Em 2020, a dupla se reinventou novamente e de forma remota, lançou uma série de bons produtos no mercado fonográfico. Além das diversas lives executadas com maestria no YouTube oficial, Rionegro e Solimões apresentaram os EPs “Só Lembranças 1, 2 e 3” – sendo a quarta parte do projeto lançado já em 2021. “Tivemos a sacada de eternizar as lives de 2020 em um projeto concreto, Só Lembranças – Acústico. Pinçada com todo o cuidado e carinho, a transmissão escolhida para dar forma a este conteúdo foi a realizada no dia 25 de abril de 2020”, comenta Solimões. “Entre todas, foi uma das que mais gostamos de fazer. Como o nome diz, reunimos os principais modões que ambientam o nosso universo. E todos foram executados no formato intimista e acústico. Nada mais justo do que carimbar para as futuras gerações esse momento tão atípico da nossa estrada”, analisa Rionegro.


O ano de 2021 também foi um marco na carreira dos sertanejosApós 18 anos, Rionegro e Solimões gravaram mais um DVD: “A História Continua”, captado em Goiânia, contando com 18 (dezoito) faixas. O novo projeto reuniu músicas inéditas e sucessos de carreira, além de participações especiais de Gusttavo Lima, Jorge e Mateus, Henrique e Juliano


Com números estratosféricos, diversos hits ganharam a boca e coração dos brasileiros, figurando por vários meses entre os mais ouvidos do sertanejo.“Saudade de Ex” atingiu mais de 45 milhões de views no Youtube. O mesmo aconteceu com “Saudade Atemporal” (42 milhões de views), “Frio da Madrugada” (28 milhões de views),  “Vida de Cão” (26 milhões de views), tudo na mesma plataforma.  


Inclusive, a ConectMix, uma das mais importantes empresas de audiência de rádio, carimba a canção  “Saudade de Ex” como a segunda música mais executada nas emissoras do Brasil. Sua concorrente, a Crowley dá o mesmo dado e coloca a faixa como as três mais tocadas em território nacional, destacando que Rionegro e Solimões são um dos 5 (cinco) artistas mais executados nas rádios nos últimos tempos. 


Em outubro de 2023, a dupla gravou o sexto DVD  "Rionegro e Solimões em Uberlândia” , que contou com 21 faixas, sendo 10 inéditas e participações mais que especiais de Maiara e Maraisa, Bruno e Marrone e Luan Pereira. As músicas do novo trabalho estão sendo divulgadas gradualmente, mas não há como deixar de destacar "Cowboy Chora", que contou com a participação de Luan Pereira e que caiu nos encantos do público, já ultrapassando a marca de 46 milhões de views só no Youtube.E a recentemente lançada “Isso é Coisa de Quem Quer Voltar” com participação de Maiara e Maraisa já tem quase 10 milhões de views só no Youtube.



Créditos: Will Rodrigues

Créditos: Will Rodrigues




Nenhum comentário:

@Tonvass. Tecnologia do Blogger.