Noticiário Científico e Cultural Ibero-americano celebra um ano com um evento no Brasil - Anttenados

Noticiário Científico e Cultural Ibero-americano celebra um ano com um evento no Brasil

Evento realizado na Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos - SP reuniu autoridades e representantes de TVs e agências de notícia de toda a Ibero-América



A Associação das Televisões Educativas e Culturais Ibero-americanas (ATEI), realizou ontem (10), no auditório o Parque Tecnológico da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em São José dos Campos – SP, uma cerimonia para comemorar um ano de exibição do Noticiário Científico Cultural Ibero-americano (NCC).

Segundo o presidente da ATEI, professor Gabriel Torres Espinoza, há muito o que celebrar, pois graças aos esforços das TVs públicas, parceiros colaboradores e da Associação de Televisões Educativas e Culturais Ibero-Americanas em torno do Noticiário Científico e Cultural Ibero-americano em um ano, a iniciativa se consolidou conseguiu reunir mais de 20 países e 173 entidades, incluindo sistemas de transmissão, canais de TV aberta e DTH, além de plataformas de WebTV, e as agências de notícias AFP, Deutsche Welle, EFE, Notimex e Xinhua.  “Esse modelo de jornalismo colaborativo, construiu laços de confiança entre as televisões tanto públicas quanto privadas das mais diversas naturezas e o resultado é uma audiência de 80 milhões de espectadores e internautas de todos os países que recebem o conteúdo do NCC”, disse.

Durante o evento que contou com a presença da consulesa do México em São Paulo, Margarita Perez Villaseñor, do reitor da Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP Professor Dr. Jair Cândido Melo, do Secretário Geral da ATEI Miquel Francés e do presidente da Associação das Televisões Universitárias Brasileiras – ABTU e diretor da TV UNIVAP Professor Fernando Moreira, também foram anunciadas as novidades para o próximo ano.

A primeira foi o lançamento da série “Em Paralelo” produzida em alta definição pela equipe do Noticiário Científico e Cultural Ibero-americano (NCC). Com seis capítulos que trazem as telas de forma criativa e dinâmica um mosaico interconectado de eventos científicos e culturais de grande relevância para a região ibero-americana, ela está disponível a partir de hoje (09/08) para a transmissão na televisão pública em toda a América Latina.
Além disso, a partir do dia 13 de agosto, O NCC, que neste primeiro ano realizou 54 transmissões e veiculou 546 notas, passará a ter duas transmissões semanais e também será veiculado nos Estados Unidos e no Canadá, através do Mexicanal, ampliando assim tanto o volume quanto o alcance das informações.

Por último foi anunciada a criação de um novo fundo de pagamento de produção de notas de jornalismo científico que contribuirá para o desenvolvimento do jornalismo científico independente.  A cerimônia foi encerrada com os reconhecidos dos cinco parceiros do NCC Televisión Educativa, TV UNAN, Canal 44 de UDG, Universidade Nacional de Mar Del Plata e Pontifícia Universidade Javeriana, por serem os que mais produziram notas durante este primeiro ano.

A consulesa do México em São Paulo, Margarita Pérez Villaseñor, reforçou o orgulho de acompanhar o Noticiário Científico e Cultural Ibero-americano (NCC) e a importância da iniciativa. “Os números falam por si só. Para o Governo Mexicano essa evolução da cultura, ciência e tecnologia é fundamental. Parabenizamos todos os que contribuíram e estaremos acompanhando os próximos anos”, disse.

O presidente da Associação Brasileira de Televisão Universitária – ABTU e diretor da UNIVAP TV professor Fernando Moreira destacou o quanto a iniciativa é importante para as TVs públicas. “O NCC é um conteúdo de alta qualidade e suma importância. Ele permite que as TVs universitárias e públicas parceiras possam compartilhar e veicular o que há de melhor em produção científica e cultural na região ibero-americana”, conclui.

Sobre o NCC - O Noticiário Científico Cultural Ibero-americano foi lançado em agosto de 2017, em Medellín, Colômbia, pela Associação de Televisão Educativa e Cultural Ibero-americana (ATEI), com o objetivo de apoiar a disseminação de ciência, tecnologia e a cultura na região.  Ele é distribuído, em espanhol e português, para mais de 173 entidades ibero-americanas, incluindo sistemas de transmissão, canais de TV aberta e DTH, além de plataformas de WebTV, que também fornecem notas informativas, assim como as agências de notícias AFP, Deutsche Welle, EFE, Notimex e Xinhua, que também colaboram com material.

Em seu primeiro ano de emissões, #NoticiasNCC emitiu mais de 540 briefings, 54 programas semanais e 2 especiais de final de ano. Atingindo uma média 25 milhões de telespectadores e internautas em toda a América Latina.

Sobre a ATEI – a missão da Associação de Televisões Educativas e Culturais Ibero-Americanas é contribuir para o desenvolvimento da educação, ciência e cultura ibero-americana através do uso da televisão e outras tecnologias de informação e comunicação.
Atualmente, a rede de parceiros ATEI é composta por mais de 90 instituições, incluindo os canais de serviço público de televisão (nacional, regional e local), Ministérios e organismos responsáveis pela Educação e Cultura a nível nacional, regional ou local, Universidades ou Instituições de Ensino Superior e de Pós-Graduação, Fundações e ONGs sociais e culturais e centros de formação permanente e profissional.

Nenhum comentário:

@Tonvass. Tecnologia do Blogger.